sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Atividade 4.1



Reflexão sobre as possíveis mudanças em seu trabalho pedagógico.
Faça uma discussão em subgrupos e logo após no grande grupo:
a- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
b- Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
c- O que mudará na aprendizagem do aluno?
d- Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
e- Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Atividade 4.2



As sugestões e propostas são de aulas já trabalhadas com alunos do ensino fundamental:
· Trabalhar com vídeos educativos disponíveis nos sites www.portacurtas.com.br e www.youtube.com.br para ilustrar assuntos diversos em sala de aula, com tempo suficiente para discutir com os alunos.
· Elaborar um blog para comunicação e postagem de atividades extracurriculares dos alunos, com disponibilidade de vídeos, slides, figuras para serem analisadas, webquest e outras atividades que envolvam o uso de textos e hipertextos.
· Preparar aulas utilizando multimídia e hipermídia elaborados em PowerPoint ou programa similar, que prendam a atenção dos alunos e que exigem os sentidos de visão e audição.

Atividade 4.3

ATIVIDADE ON LINE: RELATOS DE UM TRABALHO COM PROJETOS

Trabalhando com os alunos da Escola Estadual Maria Auxiliadora, em 2008 surgiu a idéia de um projeto que contemplasse tanto a parte técnico-teórica da informática, quanto os conteúdos da disciplina de história. Em comunhão com o técnico do LIED, Rogério Santos, elaboramos um projeto denominado “Atividade on-line”.

Neste projeto, a ideia principal era que os alunos aliassem os conhecimentos tecnológicos à disciplina de geografia. Ele é realizado sob duas modalidades: primeiro, os alunos da terceira fase do II ciclo e da primeira fase do III ciclo trabalham com o e-mail, dando preferência para o Gmail. O professor envia as atividades com links para fotos, vídeos, textos, etc e os alunos, realizam a atividade e reenviam para o professor corrigi-las. Para tanto, foi necessário que o técnico do laboratório reservasse um horário semanal para os alunos realizarem a atividade e confeccionar seu e-mail, pois alguns ainda não possuem os recursos necessários para isso em casa.

Para os alunos da segunda fase do III ciclo e oitava série, foi pensado um blog no qual os alunos iriam participar das atividades mais complexas, uma vez que já teriam um contato maior com os recursos necessários para realiza-las. Também podem participar do horário comum reservado a eles apenas para este fim.

Com este projeto, temos colhido frutos significativos: os alunos despertam o interesse para a pesquisa, aprofundam no estudo, têm buscado a internet como fonte de conhecimento científico e não apenas como entretenimento – como na maioria dos casos, o contato com as novas tecnologias amplia o horizonte de conhecimento e faz com que os alunos desenvolvam habilidades especiais (leitura rápida, raciocínio objetivo, estrutura lógica lingüística e textual, etc).

Este trabalho tem sido proveitoso e foi partilhado por meio de quatro encontros presenciais no Sala do Professor. Nos encontros foi enfatizado o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e sua contribuição para o rendimento dos alunos em sala de aula. Os professores puderam visualizar novas metodologias e tiveram a oportunidade de aplicá-las em sala de aula.

Atividade 4.4


Síntese das análises do grupo “Uranóis”

sobre as experiências com o uso das novas tecnologias

Descartem-se todas as possibilidade de um mundo sem tecnologias. Descartem-se todos os preconceitos e lancemo-nos num novo horizonte, pois a vida nos reserva muitas novidades das quais ainda sequer temos consciência. Necessita-se de uma nova sociedade, de novos métodos, de uma nova escola. É sob esta perspectiva que apresentamos uma breve síntese das mais variadas aulas que foram comentadas no nosso grupo.

Partindo da discussão sobre as novas tecnologias e o ensino, vislumbramos nossa época de crianças na qual não tínhamos metade daquilo que é oferecido em termos de tecnologias para as crianças de hoje. Notamos a evolução que a educação tenta acompanhar e acoplar em seu seio. Vimos todas as possibilidades que nossas antigas professoras – agora novas com novos métodos – utilizavam: giz, papel, máquina de escrever, lousa, cartazes, mimeografo, projetor de slides, retroprojetor, enfim, uma infinidade de tecnologias que hoje são ultrapassadas para as crianças do nosso tempo.

Então, o que esperamos de uma aula para os dias de hoje? Quais são nossas experiências? Dentre as muitas, destacamos os projetos que acontecem em nossa escola, envolvendo as diversas disciplinas num trabalho multidisciplinar: aulas de filmes que trabalham história, geografia e língua portuguesa, trabalhos com músicas em sala de aula, expressão corporal e teatro que utilizam projetores multimídia, apresentação de trabalhos dos alunos em arquivos de slides, curtas, reportagens, trabalho com blogs, portfólios, e-mail, interdisciplinaridade no ensino de história e geografia do Mato Grosso, trabalho interclasse com duas classes de uma mesma fase e ciclo ou não, enfim, várias outras experiências que não cabem aqui.

E o que os alunos aprenderam? Bom, notamos que muitos apenas viram, apreciaram, olharam curiosos, alguns reclamaram, mas uma parcela significativa mudou de atitude, comenta, contribui, evoluiu e demonstra interesse dentro e fora da sala de aula. Também foi despertado a sensibilidade e o espírito crítico, submerso num mundo sem valores e sem referencias. O contato com o novo, com o diferente, com o outro ou com o Simples e Totalmente Outro, para alguns sob o nome de Deus, também foi mudado. Notou-se também em alguns uma valorização daquilo que se tem na escola e uma curiosidade sobre como eram usadas determinadas tecnologias antigamente.

Enfim, esperamos que cada vez mais outros professores, apoio educacional e toda a escola possa trabalhar conjuntamente, despir-se do medo do diferente, da tecnologia e abraçar um mundo de possibilidades, onde o futuro não é distante, mas toca o tempo no hoje da vida, no dia a dia, na efemeridade, mas que é também pé no chão, porto forte onde se visualiza o horizonte e não teme levar do passado o que é importante, aprender com as experiências do presente e abraçar o futuro com gratuidade.

Atividade 4.5

Fase de elaboração do projeto:
Web Quest - Primeira Guerra Mundial

Atividade 4.6/A



O projeto da Web Quest sobre a primeira Guerra Mundial foi realizado com os alunos da oitava série do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Auxiliadora com o apoio dos professores de geografia e de língua portuguesa, juntamente com o técnico do laboratório de informática educativa. Foram trabalhados textos para leitura e interpretação, mídias digitais (vídeos, slides, fotos, animações) e os alunos produziram um documento em formato de um artigo de jornal, bem como um dossiê de imagens que poderiam ser apresentadas em formato de slides ou vídeo. Não houve muita dificuldade na execução dos trabalhos, com exceção para o texto para o qual a professora de língua portuguesa fez algumas exigências.

Atividade 4.6/B



Na utilização das mídias digitais, os alunos superaram a expectativa.
Alguns apresentaram problemas na utilização do software para a produção dos slides, o que foi solucionado com algumas orientações técnicas.
Houve produtividade e avanços na aprendizagem dos alunos que se demonstraram interessados em realizar outro trabalho do gênero.
Na língua portuguesa não houve um aproveitamento total de cem por cento, pois alguns alunos apresentaram muita dificuldade em confeccionar o texto de acordo com os parâmetros exigidos.
Para a apresentação do trabalho foram feitos vídeos e slides com imagens, textos, músicas, demonstrando a capacidade criativa dos alunos.

Atividade 4.7



Discutindo sobre currículo

Pensamos em currículo como um conjunto de componentes humano-científicos que ajudam a construir a aprendizagem de uma pessoa, num primeiro momento, e que denunciam as capacidades de alguém. Trabalhando o primeiro momento do currículo, pode-se perceber que as tecnologias contribuem tanto para o aprendizado, quanto para a formação pessoal para a globalização, uma vez que estamos inseridos num mundo totalmente informatizado e automatizado. As novas tecnologias ampliam o horizonte do currículo.

Neste sentido, projetos horizontais, multirreferenciais e multidisciplinares podem ser desenvolvido para uma educação construída a partir da idéia de complexidade, expostas por teóricos como Edgar Morin. A criança aprenderá muito mais se tiver uma idéia de que uma parte da realidade não diz tudo sobre a realidade, mas que o conjunto das coisas revela a verdade sobre si mesmo, sobre as próprias capacidades, sobre conquistas e vitórias, inserindo-a num contexto de construção histórico-cultural da humanidade.

Atividade 4.8


PORTAL DO PROFESSOR

Aula: Web Quest-Primeira Guerra Mundial

Autor: Dennys Cristian Costa Santos

Co-autores: Rogério Santos Silva, Olívia Aparecida Gomes França, Carolina Garcia Marinho e Luciana Borges Louredo.

Modalidade: Ensino Fundamental Final

Componente Curricular: Geografia

Tema: Estado, povos e nações

Para acessar a aula, clique aqui

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atividade 3.1



O termo multimídia refere-se a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tato este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informática. A hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos e sua principal característica da hipermídia é possibilitar a leitura não linear de determinado conteúdo, ou seja não ter necessariamente início, meio e fim, e sim se adaptar conforme as necessidades do usuário.

Atividade 3.2



Como utilizar hipermídia e multimídia em sala de aula?

As sugestões e propostas são de aulas já trabalhadas com alunos do ensino fundamental:

· Trabalhar com vídeos educativos disponíveis nos sites www.portacurtas.com.br e www.youtube.com.br para ilustrar assuntos diversos em sala de aula, com tempo suficiente para discutir com os alunos.

· Elaborar um blog para comunicação e postagem de atividades extracurriculares dos alunos, com disponibilidade de vídeos, slides, figuras para serem analisadas, webquest e outras atividades que envolvam o uso de textos e hipertextos.

· Preparar aulas utilizando multimídia e hipermídia elaborados em PowerPoint ou programa similar, que prendam a atenção dos alunos e que exigem os sentidos de visão e audição;

Atividade 3.3


Caros colegas, navegando pelo www.portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei estes dois temas interessantes para as duas disciplinas abaixo. Podem apostar que dá certo!

Modalidade: Ensino Médio

Componente Curricular: História

Tema: Processo Histórico – O som da ditadura

Para ver esta aula, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=970

Modalidade: Ensino Fundamental Final

Componente Curricular: Geografia

Tema: Aprender a ler um mapa

Para ver esta aula, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=487

Atividade 3.4



Proposta de atividade (esboço)
Alunos: 3ª fase do II Ciclo
Disciplina: Geografia

Assistir a vídeo sobre a produção de energia nas hidrelétricas e comentar no caderno o que achou de mais interessante, por meio de uma produção textual de no mínimo 15 linhas. Fazer pesquisa para complementar o assunto sobre a produção de energia. Para pensar: Quais impactos podem uma hidrelétrica pode trazer para o meio ambiente? Organizar a pesquisa e apresentar os dados em sala de aula.

Atividade 3.5






Vídeo usado para a aula

Atividade 3.6


Atividade realizada com os alunos da 3ª fase do II Ciclo D
Trabalho de maquetes sobre as vegetações do Brasil. Foi realizada pesquisa bibliográfica no LIED e foi assistido a filmes e vídeos disponibilizados no youtube.com

Atividade 3.7

Atividade 3.8

















Energia hidrelétrica: conforto x desenvolvimento sustentável
Aprendizado e avaliação
Tema: Produção de energia
Relato de experiência:
Para realização desta atividade, nos reunimos em uma aula extra-classe para que os alunos produzissem seu e-mail para comunicação com o professor da disciplina. Em seguida, utilizamos duas aulas no laboratório: a primeira para assistir o vídeo e tecer algumas discussões sobre o tema em questão; a segunda, para pesquisa bibliográfica sobre o assunto e produção de esboço do texto de registro no caderno sobre o vídeo e sobre a pesquisa. Em sala de aula, os alunos apresentaram seu texto produzido em duplas, seu posicionamento e suas contribuições para a utilização de outras formas de energia. Notou-se o envolvimento dos alunos com a temática e a construção de um espírito crítico comum, gerando crescimento de todos.

Atividade 3.9

Atividade 3.10



Energia hidrelétrica: conforto x desenvolvimento sustentável
Aprendizado e avaliação
Tema: Produção de energia
Objetivos: fazer com que os alunos compreendam através do vídeo e dos textos pesquisados, como é gerada a energia nas hidrelétricas e quais são as implicações ecológicas deste processo de geração de energia.

Atividades: Os alunos acessarão o youtube e assistirão a um vídeo sobre hidrelétricas, em forma de desenho animado. Em seguida, orientados pelo professor, realizarão as pesquisas na internet para coleta de informações para produção textual e discussão em sala de aula.
Recursos necessários: são necessários para essa atividade computador com internet, o vídeo. Disponibiliza-se o Laboratório de Informática Educativa para uso dos computadores e acesso a internet para aqueles que não possuem estes recursos em casa.
Competências: para esta atividade é necessário que os alunos saibam utilizar o computador (basicamente), acessar a internet, tenham orientação na pesquisa e os subsídios básicos dados pelo professor em sala de aula sobre a temática.
Avaliação: Espera-se que os alunos compreendam o processo de geração de energia nas hidrelétricas, de forma simples, que consigam ter uma crítica reflexiva sobre as problemáticas geradas com esse processo e que deixem registrada sua opinião sobre o assunto no caderno. A avaliação se dará por meio de leitura dos comentários e discussões posteriores em sala de aula sobre os mesmos.