Repensando a figura do professor
"O professor deve retomar a figura do exemplo... deve se tornar o facínio dos alunos pelo conhecimento, o modelo", lia eu em uma dessas revistas sobre educação que estão nas mesinhas da sala dos professores da grande maioria das escolas e que passam despercebidas. Analisando o texto da psicóloga que diz a frase com a qual eu comecei minha reflexão, percebe-se que a motivação central dos alunos está ancorada à motivação com a qual o professor dá suas aulas, à forma como ele conduz seus alunos ao conhecimento. Já disse no fórum que o professor tem de aprender a utilizar as novas tecnologias porque elas são o universo dos alunos e reforço ainda mais essa necessidade. Um professor que não souber atender às expectativas dos alunos no que tange às tecnologias, aos novos métodos de ensino, novas pedagogias, ao conhecimento extra-classe, será considerado no mínimo ultrapassado pelos seus alunos e não lhes despertará o interesse por sua área, por suas aulas. Acredito que o pano de fundo da reflexão da frase proposta no início seja este: o aluno deve se sentir fascinado pelas aulas, deve encontrar no professor uma figura com a qual ele se identifique, que lhe causa ansiedade por conhecer, por aprender, que faça com que ele fique cada vez mais interessado pelo conhecimento.
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