segunda-feira, 13 de julho de 2009

Atividade 1.7 - Pesquisa

















Projeto pesquisado: “Atividade on-line”



Suscitar o desejo de pesquisa e busca de informação, auxiliando na participação em sala de aula e o melhoramento no desempenho das atividades solicitadas, interligando informática, internet e conteúdos da disciplina de Geografia. “Isto porque a criança tem a chance de explorar o objeto “computador” da sua maneira e não de uma maneira já preestabelecida pelo professor” (VALENTE, 1993).

O projeto está sendo trabalhado com os alunos de todas as turmas do período matutino da Escola Estadual Maria Auxiliadora sob duas modalidades: a primeira, mais elementar, constitui-se da comunicação entre aluno e professor por meio de e-mail. Auxiliados pelo técnico do laboratório, os alunos confeccionam seu próprio e-mail, elo de comunicação com o professor. Este, por sua vez, envia as atividades com base nos textos lidos e comentados em sala de aula e textos complementares (já com o hiperlink no e-mail) aos quais o aluno pesquisará para realizar a atividade proposta e enviar suas respostas e reflexões via e-mail para o professor. A segunda modalidade constitui-se de um blog, meio de comunicação entre professor-aluno. Nele são postadas as atividades, textos diversos e materiais produzidos pelos próprios alunos, na intenção de avaliar e de incentivar os alunos a trabalharem.
Em ambas modalidades, o objetivo principal do projeto é fazer com que o aluno saiba selecionar informações na internet e trazê-las para a sala de aula para discussão. A primeira modalidade pode se apresentar, num primeiro momento, como muito simples, mas para alunos do sexto ano, é um desafio.
Com essa atividade, temos obtido resultados interessantes. Diversos alunos começaram a apreciar mais a leitura de textos na internet, têm contribuído com discussões em sala, percebeu-se a inserção de alguns alunos no mundo digital, pois uma grande parte dos alunos não tinham acesso a computador e internet, percebeu-se também o crescimento intelectual de alguns alunos, pois uma grande parte sabia apenas trabalhar com sites de relacionamento e softwares de comunicação (Orkut, MSN, E-buddy, Hi-5, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário